Imposto de Renda no Mac

25 03 2010

Há alguns anos usuários de Mac já podem fazer sua declaração do Imposto de Renda diretamente dos seus Macs, porém antigamente era necessário o uso do Terminal para alterar as permissões no arquivo de instalação. Hoje em dia as coisas estão bem mais simples e fáceis, uma vez que a instalação pode ser feita normalmente, e ainda há a possibilidade de desinstalar o programa por um comando no Terminal.

Há duas possibilidades para você que quer declarar seu imposto de renda pelo Mac, o programa IRPF 2010 e o ReceitaNet 2010, que podem ser baixados no site da Receita Federal.

A declaração de seu Imposto de Renda pode ser feita até o dia 30 de abril.

Para fazer a declaração siga os passos a seguir:

1- Baixe os programas do site da Receita Federal, existe a possibilidade de se baixar para todos os sistemas operacionais, que é mais simples, ou para Mac OS X, as duas funcionam normalmente porém o ReceitaNet para Mac ainda exige que você modifique as permissões para o seu uso, por isso aconselho que baixe a versão para todos os sistemas operacionais.

A Pasta irpf2010 e o segundo arquivo são os downloads destinados à todos os sistemas operacionais, já o terceiro e quarto arquivos são destinados à Mac, somente.

2- Clique no arquivo irpf2010.MacOS-Xv.10 (versão para Mac). O instalador será aberto e é só seguir as instruções para sua instalação.

2.1- Caso tenha baixado o arquivo destinado à todos os sistemas operacionais somente abra o arquivo irpf.jar que se encontra na pasta irpf2010.

3- Após instalado, o programa se encontra na pasta de seu usuário, abra a pasta ProgramasRFB > irpf2010 e procure pelo programa irpf.jar, este é o aplicativo para que se faça a sua declaração.

4- Uma janela será aberta e uma introdução rápida será mostrada como abaixo, a seguir o aplicativo será aberto e você já poderá importar os dados de declarações passadas.

5- Para fazer a importação de dados de outros anos vá em Declaração > Importar Dados da Declaração 2009.

6- Procure o backup de sua declaração anterior, e caso você tenha feito utilizando a opção Cópia de Segurança do programa, deve primeiramente restaurar os dados usando o menu Ferramentas > Cópia de Segurança > Restaurar.

7- Após a importação, preencha a declaração normalmente.

Após a declaração estar preenchida, você precisará do programa ReceitaNet para que ela seja enviada para a Receita Federal.

1- Se você baixou a versão compatível com todos os sistemas operacionais, abra o arquivo ReceitanetJava2010.02_setup.jar e a janela do instalador será aberta.

2- Por padrão o programa será instalado na sua pasta do usuário.

3- Para enviar a declaração, abra o ReceitaNet e clique no botão Avançar. Selecione a pasta onde está sua declaração (IRPF2010/gravadas) e clique em Enviar.

Para maiores informações sobre como preencher a declaração, veja as instruções no site da Receita Federal.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: